IRI Brasil realiza campanha de apoio às vítimas das enchentes no Acre

O estado do Acre enfrentou uma cheia histórica em fevereiro de 2024. Em todo o estado, pelo menos 27.919 pessoas ficaram fora de casa, dentre desabrigados e desalojados, segundo a última atualização feita pelo governo do estado, em 05/03. Além disso, 19 das 22 cidades acreanas foram decretadas em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Ao menos 23 comunidades indígenas foram afetadas diretamente pelas enchentes e foram registradas 4 mortes.

A IRI Brasil entrevistou Jane Vasconcellos, jornalista e integrante do Capítulo Local da IRI no Acre, para trazer um pouco da situação dos moradores do município de Brasiléia onde mora e um dos mais severamente afetados. Ali, centenas de casas foram destruídas ou levadas pela força das águas do Rio Acre, deixando mais de 4 mil pessoas desabrigadas. Jane comentou sobre a situação: 

“Eu acredito que essa imagem representa tudo que nós estamos vivendo aqui, né? Esse aí é o bairro Leonardo Barbosa. Nesse bairro nós temos uma comunidade indígena, são 180 indígenas no total. Eles ficaram completamente isolados. Quando a água baixou fez essa cratera e para que eles pudessem receber alimentação e kits de limpeza foi preciso fazer essa corrente humana (…) As pessoas se uniram, todas as autoridades, a comunidade e quem podia e quem pode ajudar está dando a sua contribuição.”

O Brasil registrou média de três eventos climáticos extremos por dia em 2023, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Pelo menos 132 mortes foram associadas aos desastres no ano passado, além de 9,2 mil pessoas feridas, 74 mil desabrigadas e 524 mil pessoas desalojadas. Sobre a frequência dos desastres, Jane Vasconcellos comentou: “A natureza está gemendo e tudo isso mostra a mão destruidora e inconsequente do homem. A hora pede mudança, não precisamos mais esperar. Infelizmente, quem mais sofre são as comunidades mais carentes.”

A Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil expressa solidariedade às vítimas das enchentes e, buscando apoiar
iniciativas que visam ajudar as populações afetadas, divulga e apoia a captação de recursos de instituições locais que estão
trabalhando para dar suporte à população.

Diante de tamanha adversidade, torna-se urgente a união de esforços para socorrer os necessitados.

PT