“Amazônia Viva” no festival Kãda Shawã Kaya, na Terra Indígena Arara, no Acre

A equipe da IRI Brasil teve a honra de participar do festival Kãda Shawã Kaya, na Terra Indígena Arara do Igarapé Humaitá, em Porto Walter-AC. A convite da Francisca Arara, Secretária de Povos Indígenas do Estado e do Cacique Geral, Raimundo Lima, levamos o nosso filme de realidade virtual “Amazônia Viva” para compor a programação oficial do festival que celebrou com muita música, dança e brincadeiras a cultura do povo Arara Shawãdawa.

E como será que foi para o povo Arara a experiência virtual de visitar a floresta? Orleir de Souza, professor e uma das lideranças locais, compartilhou um pouco do que sentiu:

“Eu já tinha escutado falar do filme tecnológico, era algo que eu já queria fazer e hoje eu pude vi e acompanhei. Eu andei nessa natureza exuberante que Deus criou para nos dar a nossa vida. Que a vida é agua, é a floresta, é o ar […]. E eu me emocionei quando eu vi esse filme, a floresta devastada, queimada, pedindo socorro os pássaros, as borboletas, que eu os vejo como ‘minha irmã’. Me emocionei, vendo essa beleza pura que Deus colocou para nós viver desse jardim. Obrigado”.

A Floresta Amazônica é a casa do povo Arara e de centenas de outros povos e comunidades indígenas, Quilombolas e tradicionais. “Que possamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar aos habitantes da Amazônia a viver em paz e preservar sua rica cultura, tradições e saberes.”, finalizou Carlos Vicente, Coordenador Nacional da IRI Brasil

Mais sobre o povo Aara Shawãdawa

  • População: cerca de 900 indígenas
  • Número de alunos: 340 alunos
  • Número de escolas: 8
  • Número de professores: 38 professores indígenas.
 
A escolarização nessas unidades segue até o ensino fundamental dois e agora eles lutam para implantação de escolas de ensino médio dentro do território indígena.
 

História

Assim como outros indígenas do estado, os Arara Shawãdawa sofreram com as chamadas correrias na época da exploração da borracha no século 19. Os indígenas eram forçados a cortar seringa para os donos dos seringais, conhecidos na época como patrões. Durante esta exploração, eram proibidos de falar sua língua materna e seguir suas tradições, chegando a ser ridicularizados por isso.

Extra:

O Povo Arara tem como característica o roçado, a produção de artesanato com miçangas e também a cerâmica.

Povos Indígenas no Acre

  • O Acre tem, entre sua população, 31.699 pessoas indígenas.

  • Comparada com a população geral do estado, que é de 830.026 pessoas, o percentual de indígena dentro desse total é de 3,82% – o quarto maior percentual do país de pessoas indígenas na população residente. (IBGE – Censo 2022)

  • São 35 Terras Indígenas reconhecidas pelo governo federal, que se encontram em diferentes etapas de seus processos de regularização, sendo 24 plenamente regularizadas.

  • Localizadas nas bacias dos rios Juruá e Purus, a área total das 35 TIs correspondem a 14,56% de todo o estado[1] do Acre.

  • São 15 povos espalhados por todo o Estado.
PT