Lideranças religiosas e espirituais pedem ao Presidente Lula que defenda na COP 28 ação urgente contra a crise climática

Entre os pontos, destaca-se a redução da exploração de petróleo como medida de combate à crise climática. O documento, assinado por importantes instituições religiosas e entidades que atuam no campo da fé e meio ambiente, foi encaminhado ao Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e aos diplomatas que representam o Brasil na Conferência do Clima (COP 28).

Brasília, 30 de novembro de 2023 – Lideranças religiosas e espirituais brasileiras, que atuam na Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI Brasil), enviaram ontem, 29/11, uma carta aberta aos representantes do governo brasileiro na COP 28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023.

Na carta, reconhecem a importância do trabalho feito pelo governo brasileiro nesse primeiro ano, que logrou reverter a tendência de aumento das taxas de desmatamento da Amazônia, obtendo uma significativa redução de 22%. Entretanto, expressam sua profunda preocupação com a crise climática, que já está causando grande sofrimento ao povo brasileiro. Elas destacam que o aumento da temperatura média do planeta acima de 1,5° Celsius, fixado pelo Acordo de Paris, representa uma “ameaça irremediável contra a vida dos seres humanos e da biodiversidade”.

As lideranças apelam à delegação brasileira para que defenda, na COP 28, as seguintes medidas:

      • A redução da exploração de combustíveis fósseis em 43% até 2030 e em 60% até 2035, inclusive com a suspensão de novas frentes de exploração, especialmente em ecossistemas críticos para a vida no planeta, como a Amazônia;

        • A imediata transferência dos recursos financeiros já prometidos (100 bilhões de dólares anuais) aos países em desenvolvimento, para que eles possam descarbonizar suas economias e se proteger dos impactos do clima;

          • A criação de um sistema internacional de transferência de recursos financeiros para os povos indígenas, comunidades tradicionais e proprietários rurais que restauram e preservam as florestas tropicais;

            • A adoção de medidas pelo governo brasileiro para garantir que se atinja o desmatamento zero da Amazônia até 2030. Dentre elas: i) o reforço na estrutura da governança socioambiental do país, com a destinação de recursos financeiros adicionais no orçamento fiscal de 2024; e ii) a criação de uma força-tarefa interministerial para reorientar as políticas fiscal, tributária, agrícola e de infraestrutura do governo federal, a fim de eliminar os incentivos que possam impedir que a meta de desmatamento zero seja atingida.

          As lideranças religiosas e espirituais concluem o documento afirmando que “o tempo da procrastinação acabou” e que é preciso “ação consequente” para enfrentar a crise climática. Elas reiteram que o Brasil tem a responsabilidade de mostrar que é possível superar o interesse de grupos e corporações em nome do respeito ao direito à vida.

          Assinam a Carta Aberta:

          Casa Galileia, Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religiosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Confederação Israelita do Brasil – CONIB, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, Diocese Anglicana da Amazônia, Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social, Instituto Ecumênico de Fé e Política do Acre – IEFP, Instituto de Estudos da Religião – ISER, Ministério Betel no Amapá, Movimento Laudato Sí, Nós na Criação, Projeto Agostinhas, Rede Cristã de Advocacia Popular- RECAP, Rede Eclesial Pan-Amazônica – Repam Brasil, Rede Ecumênica da Água Brasil – REDA, Rede Ecumênica Amazonizar, Religiões Pela Paz Brasil, Renovar Nosso Mundo, Tearfund e União Nacional Islâmica – UNI e Visão Mundial.

          SOBRE A INICIATIVA INTER-RELIGIOSA PELAS FLORESTAS TROPICAIS

          A Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI Brasil) está ligada ao Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (PNUMA) e visa trazer urgência moral e unir a força espiritual das religiões aos esforços globais para acabar com o desmatamento das florestas tropicais. A IRI se concentra no Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Indonésia, os cinco países que, juntos, reúnem 70% das florestas tropicais remanescentes no mundo.

          Imagem ©ac24horas

          PT