lideranças religiosas no Cemaden

Cemaden é reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Pela parceria e contribuição ao IRI Brasil, o Cemaden foi reconhecido pelos esforços de conscientização sobre a crise do desmatamento das florestas tropicais no Brasil e seus impactos associados aos desastres deflagrados por extremos hidrometeoreológicos, direcionados a mais de 100 líderes religiosos. Representando diversas instituições e atuantes em todas as regiões brasileiras, quatro comitivas de líderes religiosos visitaram o Cemaden, em 2022, ocasião em que receberam informações científicas sobre clima e desastres, entre outras relacionadas às atividades do Centro.

O diretor Osvaldo Moraes, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) — recebeu o agradecimento de Charles Ian McNeill, coordenador sênior das Florestas e Clima do United Nations Environment Programme (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA) pela colaboração  do Centro  ao IRI Brasil (Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil)  nos esforços de conscientização da crise do desmatamento de florestas tropicais no Brasil.

MacNeill destacou que a parceria do Cemaden com o IRI Brasil permitiu a conscientização de mais de 100 líderes religiosos sobre desastres naturais, mudanças climáticas, a crise do desmatamento e a necessidade urgente de proteger a Amazônia. Lembrou que, atualmente, apenas cinco países no mundo contêm, aproximadamente, 70% das florestas tropicais restantes no mundo: Brasil, Colômbia, República Democrática do Congo, Indonésia e Peru.

O coordenador sênior do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente informou que esse reconhecimento pela contribuição e apoio do Cemaden está sendo divulgado a todos os parceiros globais da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais.

Visita ao Cemaden de quatro comitivas de lideranças religiosas

Entre os meses de maio a agosto de 2022, quatro comitivas de lideranças religiosas do IRI Brasil (representantes de estados de todas as regiões brasileiras) realizaram visita informativa no Cemaden, com abordagens sobre mudanças climáticas, riscos e prevenção de desastres naturais.

Um dos objetivos estratégicos da visita foi propiciar que os líderes pudessem se municiar de conhecimentos e informações técnicas relevantes sobre mudanças climáticas; sobre desastres, suas causas, consequências, impactos nas diferentes regiões do Brasil e as interações entre o Cemaden e as defesas civis. Os visitantes também conheceram as ações/atividades/programas voltados para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e de desastres, de modo que possam se sentir mais preparados e encorajados para atuar no debate público e conscientizar as comunidades aonde atuam.

A Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil) é uma plataforma de apoio às lideranças religiosas para que possam ampliar sua contribuição voltada à preservação do equilíbrio climático, à conservação e ao uso sustentável das florestas, além da proteção dos povos indígenas e das comunidades locais.

Fazem parte da iniciativa: representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Confederação Israelita do Brasil (CONIB); Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); Religiões pela Paz Brasil; Religiões pela Paz América Latina e Caribe; Instituto de Estudos da Religião (ISER); Confederação Israelita do Brasil; Aliança Cristã Evangélica Brasileira; Federação Espírita Brasileira; Perifa Sustentável; Mesquita Brasil; e União Nacional Islâmica.

última visita técnica no Cemaden, realizada pela comitiva do IRI Brasil,  ocorreu em agosto de 2022. Como em todas as programações realizadas junto aos outros grupos de líderes religiosos visitantes, os gestores e pesquisadores deram palestras abordando a missão do Cemaden, sobre o sistema de monitoramento e alertas, mudanças climáticas, desastres relacionados a clima, sobre o Programa Cemaden Educação. Além disso, visitaram a Sala de Situação do Centro, onde conheceram os processos de monitoramento, vulnerabilidades, áreas de risco, rede observacional entre outros.

Fonte: Ascom/Cemaden

PT