IRI Brasil realiza treinamento para lideranças da Amazônia no INPE e no CEMADEN, no interior de São Paulo

Nos dias 24 e 25 de maio, a IRI Brasil promoveu um treinamento para 17 lideranças da Amazônia sobre mudanças climáticas e combate ao desmatamento das florestas tropicais no Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. 

Neste primeiro encontro, o grupo foi composto por lideranças religiosas católicas e anglicanas, lideranças indígenas e comunitárias e jovens empreendedores. Também participou do treinamento um grupo de religiosos católicos do Estado de São Paulo.

Na visita, os convidados tiveram a oportunidade de entender melhor a gravidade da situação dos eventos climáticos extremos e do problema da devastação das florestas que atingem o Brasil.  Além disso, puderam perceber como devemos proceder para superar esses problemas, protegendo nossa população, nossas cidades, nossos biomas e nossos empreendimentos, a fim de fortalecer nossas economias, reduzir as desigualdades sociais e criar melhores perspectivas para o desenvolvimento sustentável do país.

Além dos conhecimentos adquiridos, o treinamento proporcionou a criação de novas parcerias e novas iniciativas com vistas à prevenção dos desastres climáticos em suas comunidades, ao apoio aos povos indígenas e ao combate ao desmatamento.

O Projeto Amazônia Viva é fruto da parceria entre a ANPECOM, o Sistema B Brasil e a IRI Brasil e conta com o apoio da Fundação Porticus. O objetivo é contribuir para que lideranças religiosas e empresariais possam compreender e lidar melhor com as emergências climáticas e entender a importância e os meios para a proteção das florestas e dos povos indígenas, assim como conhecer, apoiar e se engajar em modelos sustentáveis de produção econômica mais adaptados às condições da Amazônia.

Visitas com novos grupos estão programadas para acontecer nos próximos meses.

PT